quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Apesar da crise, O Boticário cresce mais de 18% no 1º semestre, diz executivo

A rede de perfumaria O Boticário, que tem 2,7 mil lojas em todo o país, não sentiu os impactos da crise financeira e está otimista quanto ao resultado das vendas para este e o próximo ano, segundo informou Artur Grynbaum, presidente da companhia, nesta quinta-feira (16), em entrevista. "No primeiro semestre o nosso setor cresceu 18% e O Boticário teve performance superior ao setor", disse. "Fecharemos bem 2009 [...] em decorrência das festividades do Natal e para 2010 esperamos continuar no mesmo ritmo."E continuando "É o chamado 'efeito batom'. Na crise, as pessoas não querem mostrar que estão em crise e procuram nos produtos cosméticos uma maneira de realçar sua beleza", disse Grynbaum, explicando o fenômeno. Os investimentos da rede vão alcancar a "casa dos R$ 170 milhões" neste ano, disse o executivo. "Estamos ampliando capacidade produtiva. [...] Mantivemos planos de investimentos porque temos visão de longo prazo. Crises obviamente fazem com que você possa repensar, mas não afetou [os nossos planos]".Ainda segundo o executivo, o objetivo da companhia é reforçar a marca no Brasil, já que o país deve em breve tomar o segundo posição mundial em termos de volume de vendas de perfumes e cosméticos, superando o Japão e ficando atrás somente dos Estados Unidos. Segundo o executivo, graças à profissionalização das empresas nacionais, a participação dos perfumes importados no Brasil é hoje pequena. Influenciam neste fator o fator preço e também a dificuldade de distribuição em todo o território nacional. "Novas empresas vão continuar aparecendo, principalmente agora que o nosso mercado está se desenvolvendo", ressaltou. No mercado internacional, onde a crise está sendo mais sentida, a rede vai apostar na manutenção das operações em andamento, informou Grynbaum. A empresa marca presença em 15 países, sendo as atuações mais significativas em Portugal, na Arábia Saudita e no Japão. Ao todo, O Boticário está presente em 1.000 pontos de venda no exterior.