segunda-feira, 27 de julho de 2009

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Pearl Jam

Pearl Jam é uma banda oriunda da cidade de Seattle, nos Estados Unidos da América, no auge do período do movimento local Grunge e é considerada uma das mais populares e influentes da década de 90. Eles, junto com Nirvana, Soundgarden, Mother Love Bone, Alice in Chains e Mudhoney, ajudaram a popularizar o Movimento Grunge no início dos anos 90. Pearl Jam é uma das poucas bandas grunges que continuaram ativas até hoje, mesmo após o fim das suas outras bandas contemporâneas. A banda detém uma marca inusitada: durante a turnê de Binaural, lançou nada menos que 72 CDs duplos, que traziam na íntegra cada um dos concertos da turnê. Suas atitudes em defesa dos fãs, tais como um processo movido contra a empresa Ticketmaster (que monopoliza o mercado de venda de ingressos em território americano) tornaram-se marcos. No caso contra a distribuidora de ingressos, a banda exigiu na justiça que a empresa reduzisse seus lucros, a fim de diminuir o preço dos ingressos de seus concertos, para que os fãs fossem beneficiados. Somando-se isso ao engajamento político e em causas de ajuda humanitária, o Pearl Jam tornou-se uma das mais idolatradas e respeitadas bandas da história do rock vendendo ate a data cerca de 30 Milhões de discos nos Estados Unidos, e 60 Milhões em todo o mundo e sendo a banda recordista de álbuns ao vivo.



Década de 80: Outras Bandas

O embrião do Pearl Jam foi outras pequenas bandas de Seattle. Na época a cidade ainda não era reconhecida como grande pólo do Rock 'n roll americano, sendo lembrada apenas por ser a terra natal de Jimi Hendrix. O guitarrista Stone Gossard e o baixista Jeff Ament eram amigos e formaram uma banda de hard rock chamada Green River, ao lado do guitarrista Steve Turner e do vocalista Mark Arm, em 1984.[5] Chegaram a gravar e lançar um disco, chamado Rehad Doll, além de um EP, pelo selo local Sub Pop. Mas em 1988, a banda resolve se separar, sendo que Arm e Turner formariam logo depois o Mudhoney, uma das bandas primordiais do grunge. Jeff e Stone continuam juntos e, juntamente com o baterista Jeff Turner e o vocalista Andrew Wood, formam uma nova banda, chamada Mother Love Bone. Assinam um contrato com a Geffen Records e lançam em 1989 o EP Shine e, em 1990, um álbum chamado Apple. A banda começa a fazer sucesso nos EUA, quando, logo depois do lançamento de Apple, em 16 de março de 1990, morre o vocalista Wood, vítima de uma overdose de heroína. Chris Cornell, amigo de Andrew Wood, sugeriu um disco tributo para Wood. Nascia então o Temple Of The Dog, projeto que reuniu integrantes do Mother Love Bone e do Soundgarden. Para a guitarra solo, convocaram o ainda iniciante Mike McCready, que já tocava, nesse meio-tempo, com Jeff e Stone os instrumentais que Stone havia composto mas que ainda não haviam sido gravados. Stone, Jeff e Mike haviam, na época do Temple, recentemente encontrado um vocalista para os instrumentais que tocavam: Eddie Vedder, vocalista de Evanston, indicado por um amigo comum: Jack Irons, baterista da primeira formação do grupo californiano Red Hot Chili Peppers. Devido ao grande talento de Eddie Vedder, este fora convidado a gravar vocais de fundo para o Temple of the Dog. Este supergrupo de Seattle lançou seu disco homônimo em 1991 e emplacou a música Hunger Strike nas paradas. Porém, Stone, Jeff e Mike estavam agora mais centrados no conjunto que formaram com Vedder.

1990: Surge o Pearl Jam

Conforme citado acima, Eddie Vedder juntou-se a Stone, Jeff e Mike por meio de Jack Irons, que posteriormente viria a ser o baterista do Pearl Jam no período entre 1994 e 1998. Irons enviou, após audição dos intrumentais de Stone e grupo (tocados com a ajuda de Matt Cameron, baterista do Soundgarden e do Temple of the Dog), um fita demo para Eddie Vedder. Os grooves cheios de energia e dinamismo de Stone inspiraram Eddie a compor as letras (todas no mesmo dia) para os três instrumentais contidos na fita (Eddie tinha as três letras na cabeça depois de uma tarde surfando). Tornaram-se assim as músicas que futuramente fariam-se sucesso na banda sendo duas do álbum "Ten": Alive, Once e Footsteps[6], esta lançada no single Jeremy. O que mais impressionou Stone e os outros foi o fato de que as letras que retornaram cantadas no canal sobressalente da fita eram marcantes, fortes e instigantes. E extremamente pessoais, cantadas por Eddie com extrema paixão, convicção, num modo tocantemente ligado ao cantar das letras; em ocasiões sussurando; por vezes cantando-as como se saíssem das visceras, do fundo de seu coração. Falavam de temas psicológicos envolvendo traumas familiares, conseqüências desses conflitos e a ausência da figura paterna. Alive fala do garoto que descobre, pela sua mãe, que seu pai verdadeiro não era o que conhecia. Que toda a sua vida o homem que acreditara ser seu pai (e há razões para acreditar que esse pai não o tratava muito bem) não era seu verdadeiro pai. A perturbação psicológica e o comportamento homicida manifestaram-se em Once, sua continuação. Em Footsteps temos o rapaz, já mais crescido, na cela de uma cadeia, completando a mini-ópera de Vedder. O tema é todo tocante e as interpretações as mais diversas. Fato é que essas canções permitiram que os rapazes montassem uma das mais importantes bandas do Rock and roll. A essas três canções, Eddie Vedder deu o título de Mamasan Trilogy.No outono de 1990, surgiu o Mookie Blaylock que em novembro do mesmo ano viria a chamar-se Pearl Jam, nome sugerido por Vedder, que, numa brincadeira, disse ser uma homenagem a uma suposta geléia com poderes alucinógenos que sua avó (chamada Pearl) fazia. O significado mais provável, entretanto, é vindo do baixista da banda, Jeff Ament, segundo ele esse nome teria surgido depois dele assistir uma apresentação das bandas Sonic Youth e Crazy Horse, sem nenhuma relação com geléias ou coisas do tipo. No DVD Immagine In Cornice, Eddie Vedder diz a um italiano para o qual discursava sobre o tipo de música que tocavam que não sabe o que o nome Pearl Jam significa ("I don't know what it means", em suas próprias palavras.).

Álbuns de Estúdio

Ten (1991)
Vs. (1993)
Vitalogy (1994)
No Code (1996)
Yield (1998)
Binaural (2000)
Riot Act (2002)
Pearl Jam (2006)
Backspacer (2009)

quarta-feira, 15 de julho de 2009


BARÃO VERMELHO II ( FREJJAT)

Em 1981, junto com Maurício Barros e Guto Goffi fundaram do grupo Barão Vermelho,onde mais tarde ingressariam Dé e Cazuza.No Barão Vermelho,ele formaria a dupla de compositores Frejat/Cazuza,que ali só tocava covers viria a formar suas proprias canções e um repertorio proprio. O Primeiro Lp,"Barão Vermelho" gravado em dois dias não teve muitas vendagens,mas influenciaria a banda a Lançar o segundo album, "Barão Vermelho 2",vindo logo depois "Maior Abandonado" onde implacaria o Hit "Bete Balanço" tema do filme "Bete Balanço".Logo depois vindo a apresentação no Rock In Rio em 1985.No mesmo ano Cazuza deixaria a banda para dedicar-se a carreira solo,então Frejat assumiria os vocais~ da banda,e continuando a parceria com Cazuza.Nestes 20 anos de carreira e 13 álbuns, Frejat compôs músicas de grande sucesso na história do rock brasileiro, dentre as quais: "Todo Amor Que Houver Nessa Vida", "Pro Dia Nascer Feliz", "Maior Abandonado", "Bete Balanço"e "Eu Queria Ter Uma Bomba","Pedra, Flor e Espinho", "O Poeta Está Vivo", "Pense e Dance" e "Por você".Ao longo dos anos, a banda teve uma constante renovação, que atraiu novos fãs. Seus shows atraiam um público numeroso, e as vendas de alguns discos atingiram marcas bem altas. A liderança de Frejat sempre foi considerada essencial no sucesso da banda, e sempre esteve envolvido em cada novo lançamento, passando da composição até a produção e pós-produção dos CDs. Em 2001, lançou seu primeiro album solo "Amor Pra Remomeçar",obtendo sucesso com a faixa-titulo,"Homem Não Chora ","Segredos" e "Quando O Amor Era Medo", onde vários artistas proeminentes gravaram arranjos de suas composições, incluindo Caetano Veloso, Gal Costa, Cássia Eller e Ney Matogrosso.Em 2003 Lança seu segundo album Sobre Nós Dois e o Resto do Mundo e em 2008 "Intimidade Entre Estranhos",realizando uma turne pelo Brasil para divulgação do trabalho.


BARÃO VERMELHO

Barão Vermelho é uma banda de rock brasileiro fundada em 1981, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Juntamente com Legião Urbana, Paralamas do Sucesso e os Titãs é considerada uma das quatro bandas mais influentes fundadas na década de 80. O seu nome foi inspirado no desenho Snoopy, que tinha como inimigo o Barão Vermelho.
INICIO
Em 1981, dois estudantes do Colégio Imaculada da Conceição, no Rio de Janeiro, decidiram formar uma banda de rock'n roll, misturando blues com o estilo dos Rolling Stones. Algum tempo depois, a dupla — Guto Goffi, baterista e Maurício Barros, tecladista— se uniu a Roberto Frejat, na guitarra, e a Dé, no baixo. Os ensaios ocorriam sempre na casa dos pais de Maurício e como a banda ainda não tinha vocalista Léo Jaime, um amigo, acabava fazendo o vocal algumas vezes. Ao ser chamado para entrar na banda, porém, Léo recusou o convite, e indicou Cazuza para assumir o seu lugar. O vocal berrante de Cazuza agradou muito aos outros quatro, e depois que ele mostrou algumas letras antigas que vinha escrevendo havia tempos, não demorou nada até que o Barão Vermelho, uma banda cover até então, começasse a compor suas próprias músicas, e formasse um repertório próprio.


BARÃO VERMELHO EM 1985 NO ROCK IN RIO

Barão Vermelho e Barão Vermelho 2

Em 1982, o som do Barão Vermelho se espalhou um pouco e agradou muito o produtor Ezequiel Neves e o diretor da Som Livre, Guto Graça Melo. Juntos, eles lançaram a banda e, com uma produção baratíssima, foi gravado, em apenas dois dias, o primeiro álbum do Barão, que recebeu o nome da banda. Das músicas mais importantes, destacam-se "Bilhetinho Azul", "Ponto Fraco" e "Down Em Mim". Depois de algus shows no Rio de Janeiro e em São Paulo, a banda voltou ao estúdio, agora por um mês inteiro, e gravou o LP "Barão Vermelho 2", lançado em 1983.

Maior Abandonado e Rock In Rio

Embora o quinteto pudesse ser promissor, as rádios não pensavam assim, e se negavam a tocar suas músicas. Só depois que Ney Matogrosso gravou "Pro Dia Nascer Feliz", é que as rádios passam a tocar a versão original do Barão Vermelho. Nessa mesma época, Caetano Veloso reconheceu Cazuza como um grande poeta e incluiu a música "Todo amor que houver nessa vida" no repertório do seu show. O Barão Vermelho começou a ter o destaque que merecia, a repercursão foi tanta, que eles foram convidados para compor a trilha sonora do filme Bete Balanço, de Lael Rodrigues, em 1984, e o seu som se espalhou pelo Brasil. Aproveitando o embalo, o Barão Vermelho lançou o terceiro disco, Maior Abandonado, em 1984, conseguindo vender mais de 100 mil cópias em apenas seis meses. Em 1984, o Barão Vermelho tocou com a Orquestra Sinfônica Brasileira, e em 1985, foi convidado para abrir os shows internacionais do Rock in Rio. Depois de tanto sucesso, estava claro para todos que a carreira da banda estava consolidada..


CLIPE MAIOR ABANDONADO DÉCADA DE 80

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Dire Straits

Dire Straits foi uma banda de rock britânica formada em 1977 por Mark Knopfler (guitarra e vocais), seu irmão David Knopfler (guitarra), John Illsley (baixo) e Pick Withers (bateria). Embora formada em uma época em que o punk rock reinava absoluto, decidiram lidar com as convenções do rock clássico, firmando-se em uma sonoridade mais leve, que agradou ao público cansado do som superproduzido do rock dos anos 70. Não tardou para que a banda se tornasse conhecida mundialmente, ganhando o status de disco de platina logo em seu primeiro álbum. Entre suas canções mais conhecidas estão "Sultans of Swing", "Lady Writer", "Romeo and Juliet", "Private Investigations", "So Far Away", "Money for Nothing", "Walk of Life", "Your Latest Trick" e "Brothers in Arms". Apesar do grande sucesso, a banda terminou sem estardalhaços em 1995, quando Mark Knopfler expressou o desejo de não mais fazer turnês em larga escala, passando imediatamente a se dedicar integralmente à sua carreira solo.

INICIO

O Dire Straits gravou e lançou seu primeiro e auto-intitulado álbum em 1978, inicialmente no Reino Unido, para depois se espalhar pelo resto da Europa e então Estados Unidos. O single Sultans of Swing se alcançou as paradas britânicas. O segundo álbum Communiqué foi lançado no ano seguinte. As formações da banda mudaram durante os anos, restando somente Mark Knopfler e John Illsley como remanescentes da formação inicial.


AUMENTANDO A COMPLEXIDADE

Em 1980 a banda lançou seu terceiro álbum, Making Movies, marcando o início de arranjos mais complexos e produções que continuariam parecidas até o final do grupo, nos anos 1990. Contendo Romeo and Juliet, que se tornou um dos maiores hits da banda, o álbum também marcou a saída de David Knopfler enquanto sua produção ainda estava em progresso. O músico foi substituído por Sid McGinnis. Making Movies ainda contava com o tecladista Roy Bittan e foi produzido por Jimmy Iovine. O tecladista Alan Clark e o guitarrista Hal Lindes se uniram à banda no quarto álbum, Love Over Gold, lançado em 1982 e primeiro álbum da banda produzido por Mark Knopfler. Logo após o lançamento do álbum o baterista Pick Withers deixou a banda para uma nova carreira no jazz. Seu substituto foi Terry Williams, anteriormente no Rockpile. Em 1983 foi lançado um EP contendo a canção Twisting by the Pool, sendo seguido pelo álbum ao vivo duplo Alchemy: Dire Straits Live, no ano seguinte.
Era Brothers in Arms

O álbum Brothers in Arms foi lançado em 1985 tornando se, até então, o disco mais vendido do Reino Unido em todos os tempos. Alcançou também o topo das paradas em dezenas de países mundo afora, incluindo o Brasil. Foi origem de vários singles de sucesso, como o hit número 1 nos Estados Unidos Money for Nothing, que foi também o primeiro videoclipe apresentado na MTV do Reino Unido. Houve mudanças na formação da banda, com a adição do segundo tecladista Guy Fletcher e a saída de Hal Lindes durante as gravações, tendo sido substituído por Jack Sonni. Apesar disso Hal permaneceu como membro oficial da banda até o lançamento do álbum. Além disso, Terry Williams tornou-se baterista. O sucesso comercial do disco foi ajudado pelo fato de ter sido um dos primeiros álbuns completamente gravado e produzido no então novo formato CD, levando aos admiradores da nova tecnologia a venerarem o álbum. A turnê mundial da banda de 1985-1986 foi de sucesso fenomenal. Após tocar várias vezes no Wembley Arena, a banda também participou em 13 de julho de 1985 no Live Aid, tocando Money for Nothing com a participação nos vocais de Sting. A turnê terminou no Entertainment Centre em Sydney. O sucesso do disco e a participação no Live Aid tornaram o Dire Straits a banda que mais vendeu em meados da década de 1980. Em 1986, após o final da turnê de suporte ao álbum Brothers in Arms, a banda estendeu-se fora da mídia e Mark Knopfler concentrou-se em projetos solo, além de trilhas sonoras. O grupo reuniu-se novamente para o concerto de aniversário de 70 anos de Nelson Mandela em 1988, que contou com outras grandes participações como o Bee Gees, Phil Collins, Eric Clapton entre outros. No mesmo ano Terry Williams deixou a banda. Após Knopfler ter trabalhado e participado de turnê com o Notting Hillbillies, o Dire Straits reuniu-se em 1990. O resultado foi o último álbum de estúdio da banda, On Every Street (1991), com sucesso e críticas moderadas. A turnê mundial de 1991-1993 não foi tão bem sucedida quanto a anterior. Em 1993 foi lançado o álbum ao vivo On the Night, documentando a turnê.

FIM DA BANDA

Seguindo o lançamento de Live at the BBC, uma coleção de gravações ao vivo de seus anos anteriores, a banda terminou sem alardes em 1995, após Knopfler expressar não querer mais grandes turnês, partindo para um trabalho em tempo integral em material solo e trilhas sonoras de filmes, enquanto os outros integrantes partiram para carreiras distintas.


domingo, 12 de julho de 2009

LEGIÃO URBANA


Legião Urbana foi uma banda brasileira de rock surgida em Brasília ativa entre 1982 e 1996. Ao todo, lançaram treze álbuns, somando mais de vinte milhões de discos vendidos. Ainda hoje, é o terceiro maior grupo musical, da gravadora EMI-Odeon, em venda de discos por catálogo, no mundo, com média de duzentas mil cópias por mês. O fim do grupo foi marcado pelo falecimento de seu líder e vocalista, Renato Russo, em 11 de outubro de 1996. A banda foi formada em agosto de 1982, após a dissolução do Aborto Elétrico, grupo seminal da cena punk de Brasília, o qual também originou o Capital Inicial. Para compor, Renato Russo se inspirava em bandas como The Smiths, The Cure e Joy Division.

O COMEÇO

A primeira apresentação da Legião Urbana aconteceu em 5 de setembro de 1982 na cidade mineira de Patos de Minas, durante o festival Rock no Parque, que contou com outras oito atrações, entre elas a da Plebe Rude, que abriu o palco para a Legião. Esse foi o único concerto em que a banda apareceu com a sua primeira formação: Renato Russo (vocalista e baixista), Marcelo Bonfá (baterista), Paulo Paulista (tecladista) e Eduardo Paraná (guitarrista)[1]. Após a apresentação, Paulo Paulista e Eduardo Paraná deixaram a Legião. O próximo guitarrista seria Ico Ouro-Preto (irmão de Dinho Ouro-Preto, vocalista do Capital Inicial), mas foi logo substituído por Dado Villa-Lobos, que assumiu a guitarra da Legião em março de 1983[2].

O SUCESSO

Em 23 de julho de 1983, a Legião faz no Circo Voador, Rio de Janeiro, um concerto que mudaria a história da banda. Após a apresentação, eles são convidados a gravar uma fita demo com a EMI. No ano seguinte entra o baixista Renato Rocha e começa então a gravação do primeiro disco. O primeiro álbum Legião Urbana, lançado em 2 de janeiro de 1985, é extremamente politizado, com letras que fazem críticas contundentes a diversos aspectos da sociedade brasileira. Paralelo a isso, possui canções de amor que foram marcantes na história da música brasileira, como "Será", "Ainda é cedo" e "Por Enquanto", esta última que é considerada como a melhor faixa de encerramento de um disco, segundo Arthur Dapieve, crítico e amigo de Renato Russo. "Geração Coca-Cola" é outra música famosa deste álbum. O segundo álbum, Dois, foi lançado em 1986. O disco deveria ser duplo e se chamar Mitologia e Intuição, mas o projeto foi recusado pela gravadora, fazendo com que o disco saísse simples. Em seu começo é possível ouvir um pouco da canção "Será" envolto a ruídos de rádio e do hino da Internacional Socialista. É o segundo álbum mais vendido da banda, com mais de 1,2 milhão de cópias, e considerado por muitos o mais romântico. "Tempo Perdido" fez um grande sucesso e se tornou num dos clássicos da Legião. "Eduardo e Mônica", "Índios" e "Quase Sem Querer" também fizeram sucesso. Que País É Este 1978/1987 pode ser considerada a primeira coletânea feita pela banda de Brasília, embora todas as faixas tivessem sido regravadas e produzidas para este álbum e em estúdio. Este material foi programado para entrar no antigo projeto Mitologia e Intuição, que foi abortado pela gravadora. Das nove canções do disco, sete eram do antigo Aborto Elétrico. Esta é a obra mais punk da Legião Urbana e contém em seu encarte uma breve história do grupo. Foi o último trabalho oficial com a participação do então baixista Renato Rocha. Seu título provisório era Mais do Mesmo. As maiores músicas deste álbum foram "Que País É Este", "Faroeste Caboclo" e "Angra dos Reis". O álbum As Quatro Estações de 1989 é considerado por muitos o melhor trabalho deles, além de conter o maior número de hits: são onze canções, das quais pelo menos nove foram tocadas incessantemente nas rádios. É o álbum mais vendido da Legião, com mais de 1,7 milhão de cópias, é também considerado o disco mais "religioso". O baixista Renato Rocha tocou com o trio nos três primeiros álbuns e chegou a gravar o baixo de algumas faixas desse álbum, mas acabou por deixar o grupo devido a desentendimentos com os outros membros. As linhas de baixo originalmente gravadas por Rocha foram regravadas por Dado e Renato, que se revezaram nos baixos e guitarras. Músicas legendárias como "Pais e Filhos" e "Monte Castelo" fizeram parte deste álbum. Lançado em Novembro de 1991, V é o disco mais melancólico. Renato estava em um momento complicado de sua vida, com a descoberta de que era soropositivo um ano e meio antes, os problemas no relacionamento com o namorado americano, Robert Scott Hickman, e o alcoolismo. O álbum é recheado de canções atípicas para os "padrões" da banda. A atmosfera de "Metal Contra as Nuvens", com seus mais de onze minutos de duração, é um dos destaques, assim como a densa "A Montanha Mágica", a crítica social de "O Teatro dos Vampiros" e a melancólica "Vento no Litoral". Para boa parte dos fãs mais fervorosos, esta é a obra-prima da Legião Urbana. O álbum O Descobrimento do Brasil de 1993, época em que Renato Russo tinha iniciado o tratamento para livrar-se da dependência química e mostrava-se otimista quanto ao seu sucesso. Ainda assim, as letras oscilam entre tristeza e alegria, encontros e despedidas. É como se, para seguir em frente, fosse necessário deixar muitas coisas para trás, e não se pudesse fazer isso sem uma boa dose de nostalgia. Desta forma, Descobrimento é um álbum com fortes notas de esperança, mas permeado por tristeza e saudosismo. Ainda assim, é considerado por muitos o álbum mais "alegre" e delicado da Legião Urbana. E um dos que menos tocou nas rádios. As músicas de maior sucesso foram "Vinte e Nove" e "Perfeição", música essa que foi na época uma pesada crítica ao Brasil, fez parte deste álbum.

FIM DA BANDA

O último concerto da Legião Urbana aconteceu em 14 de janeiro de 1995, na casa de apresentações "Reggae Night" em Santos, litoral do estado de São Paulo. No mesmo ano, todos os discos de estúdio da banda até 1993 foram remasterizados no lendário estúdio britânico Abbey Road Studios, em Londres, famoso por vários discos dos Beatles; e lançados em uma lata, intitulada "Por Enquanto 1984-1995". A lata também incluía um pequeno livro, com um texto escrito pelo antropólogo Hermano Vianna, irmão do músico Herbert Vianna. A Tempestade ou O Livro dos Dias, lançado em 20 de setembro de 1996, foi o último da banda. Além disso, o álbum possui densas e belíssimas músicas, alternando o rock clássico de "Natália" e "Dezesseis", ao lirismo de "L'Avventura", "A Via Láctea", "Leila", "1º de Julho" e "O Livro dos Dias" e ao classicismo de "Longe do Meu Lado". As letras, em geral, abordam temas como solidão, passado, homossexualidade, AIDS, amor, intolerância e injustiças, o que faz do disco um dos mais belos da música brasileira. Algumas canções do disco sugerem uma despedida antecipada, como diz o trecho "e quando eu for embora, não, não chore por mim", da canção "Música Ambiente". As fotos do encarte foram tiradas próximas à época do lançamento, exceto a de Renato, que foi aproveitada da sessão de fotos do seu álbum solo Equilíbrio Distante de 1995, já que o cantor se recusou a fotografar para o disco. Este álbum foi lançado inicialmente como um livrinho com capa de papelão e depois como álbum tradicional (caixa de plástico). A foto do guitarrista Dado é diferente entre as duas versões. Com exceção de "A Via Láctea", as demais faixas do álbum possuem apenas a voz guia de Renato, que não quis gravar as vozes definitivas. Também não foram incluídas as frases "Urbana Legio Omnia Vincit" e "Ouça no Volume Máximo", presentes nos discos do grupo. Em seu lugar, uma frase do escritor modernista brasileiro Oswald de Andrade: "O Brasil é uma república federativa cheia de árvores e gente dizendo adeus". O fim oficial da banda aconteceu em 22 de outubro de 1996, onze dias após a morte do mentor, líder e fundador da banda. Renato Russo faleceu 21 dias após o lançamento de A Tempestade, no dia 11 de Outubro de 1996. Uma Outra Estação foi um álbum póstumo. A idéia original era de que A Tempestade fosse um álbum duplo. Como saiu simples, as sobras de estúdio foram compiladas nesse álbum de 1997. Canções como "Clarisse" ficaram de fora do álbum anterior por desejo do próprio Renato, que a considerava com uma temática muito pesada. A letra da canção "Sagrado Coração" consta no encarte porém não possui registro da voz de Renato. O álbum conta com participações especiais como Renato Rocha, baixista dos primeiros discos da Legião, e Bi Ribeiro, baixista dos Paralamas do Sucesso. A banda então prossegue fazendo sucesso e vendendo muitos discos, mas sem tocar mais, e se seguem muitas entrevistas e reportagens com os ex-integrantes, Dado e Bonfá. Muitos começam a ouvir as músicas da banda após a morte de Renato, aclamado por alguns até mesmo como herói, embora sem nenhum feito heroico, mas perpetuado como um portador de uma visão crítica e realista.

Legião Urbana e Paralamas do Sucesso década de 80

sábado, 11 de julho de 2009

13 DE JULHO DIA INTERNACIONAL DO ROCK


Plugue a guitarra e a pedaleira porque no Dia Mundial do Rock - 13 de julho - o BLOG aLeSsAnDrO jÚnIoR vai comemorar com 24 horas de barulho! Com uma programação toda em homenagem ao ritmo, não vão faltar clipes, shows inéditos e documentários pra guitarra nenhuma desafinar.

Música & Vídeo: SUJOU !!!!! Ambientalistas criticam a nova turnê do U2

ONG diz que o nível de poluição de "360º" será o mesmo que o do transporte aéreo de 90 mil pessoas de Dublin a Londres

Apesar de sempre ter se engajado em causas sociais, parece que desta vez Bono Vox vacilou.Seu grupo, o U2, está sendo criticado por ambientalistas em razão do alto nível de gases agravadores do efeito estufa que têm sido emitidos com a turnê mundial "360º", iniciada dia 30 de junho em Barcelona.Segundo o Music News, a organização Carbon Footprint argumentou que somente com os shows marcados para este ano, o nível de poluição será o mesmo que o do transporte aéreo de 90 mil pessoas de Dublin a Londres."A emissão de carbono gerada pelos 44 shows do U2 neste ano equivale ao carbono que seria gerado se os quatro membros do grupo viajassem os 56 milhões de quilômetros da Terra a Marte em um avião de passageiros", declarou Helen Roberts, consultora da organização.Roberts ainda acrescenta que seria preciso que o grupo plantasse mais de 20 mil árvores para neutralizar a emissão de carbono emitida só com os 44 shows deste ano.A turnê mundial "360º" é a mais cara da história da banda. Sua estrutura gigante requer mais de 100 caminhões para ser transportada.

MATE A SAUDADE
U2 2006 BRAZIL



Música & Vídeo: Pitty divulga capa e título de seu novo álbum

A cantora Pitty divulgou nesta sexta (10) o título de seu mais novo álbum. O terceiro disco de estúdio da cantora baiana vai se chamar “Chiaroscuro”. Segundo a Deckdisc, que vai lançar o trabalho no dia 11 de agosto em diversos formatos, incluindo vinil, o nome define todo o conceito do projeto. Palavra italiana para “claro e escuro”, chiaroscuro é também uma das técnicas de pintura de Leonardo Da Vinci. Ainda de acordo com a gravadora, as 11 faixas do disco têm influências como soul, tango, bolero e até música erudita. “A idéia era mesmo caminhar por outros terrenos”, disse a cantora em comunicado à imprensa. Produzido por Rafael Ramos,”Chiaroscuro” foi gravado no Estúdio Madeira, em São Paulo, mixado no estúdio Tambor e masterizado por Bernie Grundman (Neil Young, Michael Jackson, Dead Kennedys, Beck, entre outros), em Los Angeles. O primeiro single, “Me adora”, estreia em rádios e sites na próxima terça-feira (14). O tracklist completo pode ser visto no site "256 tons de cinza".
CONFIRA A PRÉVIA

Simplesmente DUKA !!!!

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Execução de músicas do Michael Jackson cresceu 1735% nos EUA


De acordo com o NME.com, desde o falecimento do cantor Michael Jackson, na última quinta-feira 25 de junho, o número de execuções de canções do rei do pop aumentou 1735% nos Estados Unidos. As estatísticas são da Nielsen e mostram que na semana anterior as músicas do cantor foram executadas 3671 vezes em rádios norte-americanas. Depois da morte súbita de Michael, o número de plays aumentou para 67383 (em um universo de 143 canções) .Os maiores hits de Michael estão em constante rotação nas rádios desde quinta-feira. Cerca de 22 hits foram tocados mais de 1000 vezes.
O Instituto responsável pelas estatísticas ainda divulgou a lista das obras mais tocadas nos EUA:
1. 'Billie Jean' - 4540
2. 'Thriller' - 3570
3. 'Rock With You' - 3546
4. 'Don't Stop Til You Get Enough' - 3135
5. 'P.Y.T' - 2986
6. 'Beat It' - 2852
7. 'Man In the Mirror' - 2827
8. 'Wanna Be Starting Somethin' - 2493
9. 'The Way You Make Me Feel' - 2387
10. 'Human Nature' - 2175

BRASIL: Senado aprova profissões de motoboy e mototaxista

O plenário do Senado aprovou, em votação simbólica, na noite desta quarta-feira (8), um projeto de lei que regulamenta as profissões de mototaxista, motoboy e motofrete. O substitutivo ao PLS 203/2001 foi apresentado há oito anos pelo então senador Mauro Miranda (PMDB-GO). A nova lei, que ainda precisa ser sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estabelece a idade mínima de 21 anos para o exercício dessas profissões, além da exigência de habilitação por, no mínimo, dois anos na categoria de motos. Pelo projeto, caberá ainda às câmaras definirem em cada município regras específicas, como se poderá haver ou não mototáxi para transporte de passageiros. Mototaxistas e motoboys que acompanhavam a votação nas galerias saudaram a aprovação do projeto. Em Barbacena, o serviço de mototáxi já é legalizado e regulamentado através da lei municipal n◦ 3809, aprovada na Câmara Municipal sob a liderança do então vereador Martim Andrada. A Promotoria Pública, contudo, vem questionando a legalidade do serviço e entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade no Tribunal de Justiça para tentar derrubar a lei. Na época, por determinação do então prefeito Martim Andrada, a Prefeitura defendeu a lei em favor dos mototaxistas. Os mototaxistas esperam que a prefeita Danuza não tente impedir o funcionamento do serviço, como fez com o transporte coletivo das vans, criado por Martim Andrada.


Vídeo erótico com vereadora na internet causa comoção no interior de SP

Cenas de sexo gravadas no celular de um namorado casual em 2004, quando era enfermeira de um posto de saúde, transformaram a vida da atual vereadora Andrea Puríssimo e da tranquila Santo Anastácio, cidade de 20 mil habitantes localizada a 589 km da capital paulista. O vídeo vazou para celulares e para a internet em maio, pouco depois de Andrea assumir seu primeiro mandato. O suplente de Andrea, Antônio Carlos dos Santos, pediu a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, mas Andrea teve apoio dos colegas e a proposta foi rejeitada por unanimidade. "Por incrível que pareça, a maioria dos moradores ficou do meu lado e contra quem divulgou as imagens. Também tive apoio da minha filha, que embora tenha 12 anos, mostrou-se de uma maturidade incrível", disse Andrea. Os advogados da vereadora entraram na quarta-feira (8) com ação na Justiça para garantir a retirada do vídeo da internet. Eles também querem identificar os computadores e vão pedir à polícia para investigar os endereços reais das pessoas que armazenaram e transmitiram as imagens. "É uma coisa que aconteceu há muito tempo e acabou caindo na mão de gente interessada em me prejudicar. Foi uma coisa absurda e eu nunca imaginei passar por isso. Minha vida virou do avesso. Você não consegue imaginar a proporção que tomou", disse a vereadora . Integrante de uma família religiosa, ela temeu apenas pela reação de seu irmão diante da exposição que o caso teve. "Eu estou falando com você agora, mas até semana passada eu só chorava", disse ela. Andrea conta que teve um relacionamento casual com o rapaz que também aparece no video. "Não era um namorado, era um caso", disse ela. O motorista Antônio Carlos dos Santos, que pediu a cassação de Andrea, afirma que o vídeo causou repercussão em toda a região e ele tinha obrigação de informar a Câmara."Requeri que montassem uma CPI para analisar o video e tomassem a decisão cabível", disse ele. "Alguns advogados me informaram que isso seria contra a lei, mas os vereadores arquivaram o meu requerimento", afirmou. "Primeiro vi com a molecada na rua. Isso foi uma febre aqui. O meu menino chegou em casa com o celular. Foi um conhecimento que abrangeu toda a região. Se cogitou muito isso daí", afirmou Santos. O advogado Leandro Martins Alves diz que ingressou na Justiça de Santo Anastácio com duas ações para obrigar dois endereços da internet a retirar o conteúdo relativo à vereadora, como também bloquear a transmissão de e-mails com arquivos do caso. "Conseguimos a antecipação de tutela e isso deve ser providenciado rapidamente", disse o advogado. De acordo com ele, ainda não é possível determinar quem vazou o vídeo. "A Andrea simplesmente disse que foi buscar informações junto a quem também aparece no vídeo e ele diz que perdeu o celular. O vídeo simplesmente surgiu. Assim que ela assumiu, os vídeos começaram a aparecer", afirmou.

quinta-feira, 9 de julho de 2009


Na segunda metade da década de 1960, o sempre inquieto João Gilberto voltou a se frustrar com os rumos da Bossa Nova. O sucesso havia atraído uma horda de músicos dos EUA que tentavam se aproveitar do fenômeno e acabavam deturpando-o. Segundo João, o estilo ficou tão vulgarizado que sua batida acabou servindo de jingle ¿de tudo quando foi produto lançado no mercado americano¿. João só voltaria a lançar um LP cinco anos depois, quando já estava morando no México (depois de uma temporada na Europa). Em 1971, ele afirmou sobre o disco: ¿Foi sobretudo uma necessidade que tive de provar a mim mesmo, depois dos problemas que tive com a voz e com a mão, que podia voltar a gravar. Mas fazer um disco mesmo, com continuidade, dentro daqueles que fiz no início da minha carreira, isso só no Brasil¿. Mal sabia João o quanto isso demoraria. Aqui, ele só faria alguns shows e especiais na TV, como um para Tupi, ao lado de Caetano Veloso e Gal Costa, em 1971. Nos EUA, ele ainda lançaria três discos. João Gilberto (1973, também conhecido como ¿o de capa branca¿) foi gravado em um estúdio perto do West Side de Manhattan, onde ele e Miúcha moravam. Metade das músicas desse LP (Águas de Março, Eu Vim da Bahia, É Preciso Perdoar, Isaura e Falsa Baiana) seria regravada três anos depois em Stan Getz ¿ The Best of Both Worlds, sucessor de Getz-Gilberto. A intenção original era que Tom Jobim participasse com seu piano, porém não deu certo. E, por fim, em 1977, João fechou esse período no exterior com o lançamento de Amoroso, muito bem recebido pela crítica.¿Quando penso num disco, não é aquele negócio preto redondo, redondinho. Penso, isso sim, que estou cantando para minha gente¿. João Gilberto, em entrevista à Veja, depois de lançar En México: ¿Queria que o público visse ali não o João Gilberto, mas o Brasil. Que eles sentissem, a partir de mim, tudo o que eu trazia de experiências vividas. Queria ser, acima de tudo, naquele momento, um brasileiro¿ João Gilberto, sobre seus shows no exterior na década de 60: ¿Eu me senti como um menino quando cantei aquela música. Ela é tão bonita que eu queria ficar repetindo, repetindo, quase esquecia que estava na televisão¿


Corpo de Michael Jackson está em cemitério, diz TV

O corpo do cantor Michael Jackson, que não foi avistado pela mídia desde o fim de seu velório público na terça-feira (7), teria voltado ao cemitério de Forest Lawns, diz o site da rede de TV norte-americana ABC. A ABC diz que uma "fonte próxima da família" que não quer se identificar garante que o corpo do cantor, dentro de um caixão de ouro, permanece sem ser enterrado no cemitério de onde saiu o cortejo para o funeral público. O site ainda afirma que o corpo pode ser enterrado em outro lugar - os irmãos e a mãe de Jackson, Katherine, discutem ainda se o cantor não deveria ser enterrado em Neverland, o misto de rancho e parque de diversões criado por Jackson, onde ele residiu entre 1988 e 2003. Michael Jackson morreu devido a um ataque cardíaco sofrido em casa, no dia 25 de junho. A morte está sendo investigada por agentes do DEA, órgão de combate às drogas dos EUA, devido a uma suspeita do envolvimento de uso de remédios controlados no óbito.



JACKSON MORREU MESMO???
Há diversas controvérsias sobre o óbito de Michael Jackson devido as várias encenações de velórios sem corpo presente, será que ele MORREU mesmo??? É a pergunta que assombra milhões e milhões de fás do astro POP, algo inexplicável aconteceu e isso só saberemos ao certo em um futuro mais breve, em Neverland foi capturado o que para muitos se tratava de um vulto de Michael Jackson confira o vídeo abaixo:

TRIBUTO AO MICHAEL JACKSON Eternal Moonwalk

Simplesmente sensacional, grave um vídeo fazendo o famoso passinho do Michael Jackson e envie para o site. Clique na imagem e confira a homenagem ao Rei do Pop mais original até agora.

entre no SITE e se DIVIRTA !!!!

http://www.eternalmoonwalk.com/


Ex-BBB Fernando segue internado e evolução é lenta

Segue internado e com o estado de saúde inalterado o modelo Fernando Fernandes, que participou da segunda edição do programa 'Big Brother Brasil'. Ele sofreu um acidente de carro na madrugada de sábado e está internado no Hospital São Paulo, na Zona Sul da capital paulista. A mãe do ex-BBB, Maria Fernanda Fernandes, afirmou que não houve melhoras significativas nos últimos dias. "Ele está do mesmo jeito. A evolução [do quadro de saúde dele] está sendo muito lenta", disse.A assessoria do hospital informou, nesta terça-feira, que o quadro do modelo era considerado estável, mas não havia previsão de alta. Ele está sendo acompanhado por uma equipe de médicos e passa por tratamento fisioterápico. Na última segunda-feira, Maria Fernanda disse que o ex-BBB não se lembra do acidente. "Ele não se lembra e nem tocamos nesse assunto", disse Fernanda, acrescentando que o filho estava sozinho no veículo.

Lula dá camisa da seleção para Obama


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva presenteou nessa quinta-feira (9) o chefe de Estado americano, Barack Obama, com uma camisa da seleção brasileira de futebol pouco antes de uma reunião bilateral na cidade italiana de L'Aquila. Obama sorriu ao receber um modelo da camisa, que tinha autógrafos dos jogadores brasileiros e o número 5. "Olha isso. Maravilhoso", disse Obama enquanto mostrava a camisa aos fotógrafos. Posteriormente, o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, disse que Obama brincou com Lula sobre a final da Copa das Confederações da África do Sul, na qual o Brasil acabou vencendo os Estados Unidos na final por 3 a 2, após virar o placar de 2 a 0 para os americanos. Os Estados Unidos "nunca voltarão a ceder uma vantagem de dois gols", disse o presidente americano, em meio a risos de Lula, segundo Gibbs. Lula também havia presenteado camisas da seleção brasileira aos líderes de México, China, Índia e África do Sul, reunidos na quarta-feira no primeiro dia de sessões da Cúpula do G8. A reunião entre os dois líderes ocorre à margem da Cúpula do Grupo dos Oito (G8, os sete países mais industrializados do mundo e a Rússia), que acontece também em L'Aquila. Nenhum dos dois presidentes fez mais declarações à imprensa antes de começar a reunião, que foi marcada na noite passada. Obama e Lula, que já se reuniram em Washington em março passado, se cumprimentaram com um efusivo aperto de mãos.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Parcerias marcam carreira de Tom Jobim


Tom Jobim foi um homem de grandes e fiéis parcerias. O carioca Newton Mendonça, amigo de infância, com quem compôs, entre muitas canções "Desafinado" foi um dos primeiros. "Tínhamos interesses comuns e uma certa fascinação pela coisa literária. Fizemos parceria fecunda, que frutificou. Trabalhamos juntos na noite, casamos na mesma época. O enfarte levou esse meu amigo muito cedo, aos 33 anos", contou Tom. Com a carioca Dolores Duran, autora de "A Noite do Meu Bem", ele compôs, em 1955, "Se É por Falta de Adeus", gravada por Dóris Monteiro. Sobre a compositora, ele disse: "Minha parceria com a Dolores Duran foi, por todos os motivos, magnífica. Ela fez "Por Causa de Você" com um lápis de sobrancelha para não perder aquele ótimo momento de inspiração." Outros bons parceiros foram o paraense Billy Blanco, com quem compôs "Tereza da Praia", e o carioca Luiz Bonfá. Então, num dia abençoado de 1956, Tom conheceu o poeta Vinicius de Moraes, o companheiro mais importante de jornada, com que criou cerca de 50 músicas e um dos maiores sucessos da Bossa Nova, Garota de Ipanema. O maestro teve parceiros para compor, tocar, cantar e amar. Ilustríssimos, como o poeta português Fernando Pessoa e o cantor americano Frank Sinatra. E amicíssimos, como Aloysio de Oliveira, Chico Buarque e Elis Regina. Na vida pessoal, a parceria com a esposa Thereza Otero durou 29 anos e com Ana Beatriz Lontra, a segunda mulher, quase 20 anos até o último dia de vida dele: 8 de dezembro de 1994. Pássaros, florestas, oceanos e rios também foram grandes parceiros de Tom Jobim em composições belíssimas, como "Águas de Março" e "Matita Perê". "A gente cata um galhinho daqui, uma folhinha ali, uma semente, um papagaio e vai armando essas coisas até que elas viram "Águas de Março", "Boto". Sem mato, ar e bicho não há música", disse o mestre, que amava a natureza.




ABSURDO: Adolescente confessa 30 homicídios no interior de SP

Uma adolescente de 17 anos confessou 30 homicídios no interior de São Paulo. Segundo a polícia, ela foi detida em São José do Rio Preto; e contou com detalhes 11 das mortes.

PIZZA: Conselho de Ética rejeita até pena branda contra o deputado do castelo





Na semana passada, cassação do deputado Edmar Moreira foi rejeitada. Nesta quarta, parlamentares decidiram que não cabe nem pena mais leve.
O Conselho de Ética da Câmara rejeitou, na semana passada, o pedido cassação do mandato do deputado Edmar Moreira (sem partido-MG), conhecido como deputado do castelo, e, nesta quarta-feira (8), decidiu também rejeitar a proposta de suspender algumas prerrogativas parlamentares de Moreira. A mais dura sanção seria a que o impedia de discursar em plenário por 120 dias. Caso fosse aprovada, a pena branda também impediria Moreira de encaminhar seus discursos para publicação no Diário Oficial da Câmara, participar de cargos na mesa diretora, relatar projetos e integrar funções de presidência e vice-presidência em comissões da Casa. Moreira já não ocupava cargos na mesa, nem tinha projetos sob sua relatoria ou chefiava comissões. Todas as outras prerrogativas parlamentares como votar, receber salários, utilizar a verba indenizatória, entra outras ficariam mantidas. O novo parecer foi rejeitado por sete votos a três. Houve ainda três parlamentares que se abstiveram. Com isso, o presidente do Conselho de Ética, deputado José Carlos Araújo (PR-BA), teve que convocar mais um relator para o caso. Esse parlamentar só poderá fazer um relatório final pela absolvição de Moreira.A pena branda foi proposta pelo deputado Hugo Leal (PSC-RJ), indicado pelo presidente do Conselho, José Carlos Araújo, para fazer um parecer do “voto vencedor” do plenário do Conselho, que, por 9 votos 4, decidiu absolver Moreira das acusações de uso indevido da verba indenizatória.

JORNAL MEIA HORA DE NOTICIAS DO PARANÁ

Bike Cana está de volta em sua 12ª edição

Os bikers já sabem: chegou o mês de julho, chegou o Bike Cana, um passeio ciclístico de 125km, no trajeto que liga Ressaquinha a Presidente Bernardes.

No último evento, em 2007, participaram cerca de 100 inscritos. Para este ano, espera-se um número igual ou maior a este, já que o Bike Cana se tornou um passeio ciclístico tradicional para os bikers: podem-se ver famílias inteiras pedalando, grupos de amigos e casais, todos enfrentando os desafios da estrada.

E haja fôlego para pedalar! Serão 60km no primeiro dia e mais 65km no segundo. Na primeira etapa, sábado (18), o pedal será de Ressaquinha até Alto Rio Doce, onde haverá o pernoite. A segunda etapa, domingo (19), será de Alto Rio Doce a Presidente Bernardes. Este ano, diferente das edições anteriores, o evento acontecerá somente durante o dia, para garantir maior segurança aos ciclistas e, principalmente, para todos poderem apreciar a bela paisagem que cerca o Circuito Nascente do Rio Doce.

Por falar em segurança, os ciclistas inscritos terão direito a camisa do evento, lanches e água durante o percurso, participação no sorteio de brindes, apoio médico e mecânico, área de camping, transporte de bagagens e da bike no retorno para Barbacena.

Programação do 12° Bike Cana
Saída – 18 de julho, às 10h, Restaurante Filé Real – Ressaquinha
Chegada – 19 de julho, 13h, em Presidente Bernardes

Inscrições:
Em Barbacena: Lojas Bike & Pesca e Racing Bikes
Valores: até 7 de julho – R$35,00 (até 12 anos – R$30,00)
8 a 14 de julho – R$40,00 (até 12 anos – R$35,00)

Mais informações:
http://www.bikecana.com.br/ e nascentedoriodoce@yahoo.com.br
Telefones: (32) 8436 – 3802; (31) 9771 – 7310 e (31) 9744 – 7396


FONTE: http://www.barbacenaonline.com.br/

Celular explode dentro de mochila de viagem e assusta passageiros

O celular de um passageiro explodiu na mochila, na manhã desta quarta-feira (8), quando ele aguardava o embarque para Macaé, na Região Norte Fluminense, na Rodoviária Novo Rio, na Zona Portuária do Rio. As informações são do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur), que tem um posto dentro da rodoviária. Segundo a polícia, a explosão aconteceu por volta das 6h30. Com o barulho, passageiros se assustaram e houve correria. Policiais foram ao local e comprovaram se tratar de um celular. O barulho causado pela explosão, segundo a polícia, é similar a de uma bombinha de festa junina. Após o incidente, os passageiros seguiram viagem. Ninguém ficou ferido.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Vinicius de Moraes - o poeta que mudou a música brasileira



Dos nomes que fizeram parte da Bossa Nova, Vinicius de Moraes foi o cara. Deixou-se levar pela intuição, pela urgência, ou sabe-se lá pelo quê, e num impulso convidou Tom Jobim para ser seu parceiro na peça Orfeu da Conceição, em 1956 ¿ ele com 43 anos e Tom com 29. Tiro no escuro que deu certo. Assim como deu certo com Baden Powell, Carlos Lyra, Pixinguinha, Edu Lobo, Chico Buarque, Toquinho e muitos outros. Antes de dar novos rumos à música brasileira, no entanto, ele mudou o próprio rumo: de erudito a popular; de diplomata a poeta da vida. E como poeta jamais perdeu a diplomacia. Vinicius se multiplicou por ele mesmo muitas vezes. Como diplomata, morou em vários cantos do mundo, teve nove casamentos, quatro filhos, dezenas de parceiros musicais, publicou 13 livros, gravou dezenas de discos, escreveu cerca de 400 poemas, sobreviveu a dois graves acidentes ¿ um de avião, outro de carro ¿ e a duas guerras mundiais. Ao mesmo tempo, foi um homem dividido por ele mesmo: viveu entre o terno e a gravata da diplomacia e a roupa branca e os pés descalços da poesia; entre a euforia da paixão e a tristeza profunda da separação; entre as festas do Itamaraty e as ¿comidinhas de bêbado¿ dos bares cariocas; entre o coro da igreja e o batuque do candomblé; entre os amigos tradicionalistas e os irmãos sambistas; entre a contemplação e a inquietação. Falava inglês, francês, italiano, espanhol, mas escrevia como um poeta mundano. Por tudo isso, Vinicius de Moraes foi único. ¿Ninguém chegou tão perto da vida cotidiana, do prosaico¿, disse o escritor Antonio Callado, no documentário Vinicius, dirigido por Miguel Faria. O que esperar de um homem que convidava os parceiros para compor na banheira? Um homem que, de tão apaixonado, se casou por procuração? Um homem que sentenciou: ¿É preciso não se recusar à vida¿? Como escreveu Carlos Drummond de Andrade, Vinicius é o único poeta brasileiro que viveu como poeta.



CONFIRA AO VIVO O SEPULTAMENTO DO REI DA MÚSICA POP DE TODOS OS TEMPOS


segunda-feira, 6 de julho de 2009

"Chega de Saudade" inaugura a Bossa Nova



Na batida de um violão anônimo, numa das faixas de um disco pouco vendido, tem início a Bossa Nova
A mulher de Vinicius de Moraes odiou os ?peixinhos a nadar no mar? e ?os beijinhos que eu darei na sua boca?. João Gilberto, cujo violão acompanhou Elizeth Cardoso na primeira gravação de "Chega de Saudade", em 1958, não foi nem citado nos créditos do disco. A música composta por Tom Jobim ficou mais de um ano na gaveta até ganhar uma letra, escrita por Vinicius, que teve de adiar sua ida a Paris, onde ocuparia um posto diplomático, para fazer os versos. Da discórdia e do acaso, surgiu a canção que inaugurou a bossa nova. Marco modernizador da música brasileira, "Chega de Saudade" revisita acordes simples do chorinho, num retorno à tradição mais clássica do samba. A novidade ficaria por conta, sobretudo, do violão de João Gilberto e um modo de cantar que se aproximava do jazz. Depois de passar uma temporada na Bahia, João Gilberto reencontrou Tom no Rio e lhe mostrou o que aprendera a fazer no violão. Segundo o relato do jornalista Ruy Castro, no livro que leva o nome da canção, Tom buscou nas gavetas partituras que pudessem servir para a revolução que João Gilberto propunha no violão, com idas e vindas do instrumento ora a favor, ora contra a voz do intérprete. As mesmas idas e vindas que fariam Vinicius declarar que nunca apanhara tanto da melodia para fazer uma letra. Um ano antes de sua gravação, no sítio da família em Poço Fundo (RJ), Tom definira as notas de "Chega de Saudade", um samba-canção em três partes que, como João Gilberto já vinha fazendo na Bahia, simplificava o ritmo do samba. Terminada logo depois da estréia da peça Orfeu da Conceição (1956), outra parceria de Tom e Vinicius, "Chega de Saudade" foi pensada para entrar no espetáculo, mas ficou de fora por falta de tempo. Só dois anos depois a música veio à tona, por outro acaso: uma gravadora minúscula, sem a menor vocação comercial, decidiu gravar a canção para agradar a contatos no Itamaraty. Tratava-se do selo Festa, propriedade do bem relacionado jornalista Irineu Garcia. Para sustentar o luxo de correr o mundo na companhia de poetas e intelectuais, Garcia pensou em gravar um disco de poemas de Tom e Vinicius. Melhorou o projeto quando sugeriu que, no lugar de poemas, fossem gravadas canções dos dois jovens na voz de uma diva da música popular: Dolores Duran. Mas ela pediu um valor alto demais, e coube a Elizeth Cardoso, preferida por Tom, cantar as faixas do disco histórico "Canção do Amor Demais", marco inicial da bossa nova. Na contracapa do disco de 1958, Vinicius se desfez em elogios a Elizeth, primeira voz do gênero: ?crestada pela pátina da vida, impôs-se como a lua para uma noite de serenata?. O resultado em vendas foi menos glorioso, mas Elizeth sacramentou seu nome como a primeira intérprete da canção que abriu um dos mais importantes capítulos da história da música brasileira. A batida da bossa nova, que se impunha ali, apesar da presença de uma diva intransigente (segundo Ruy Castro, Elizeth ignorava as instruções inovadoras de João Gilberto e cantava à maneira estrondosa da época), não passou despercebida, e meses depois João gravou, pela Odeon, seu próprio 78 rotações, interpretando "Chega de Saudade" com todas as novidades e maneiras bossa-novistas que, dali em diante, ganhariam o país e o mundo.


domingo, 5 de julho de 2009

CONFIRA a PROGRAMAÇÃO dos SHOWS


ECONOMIA: O Caminho para sair das DÍVIDAS

Analistas avaliam casos de inadimplentes e apontam saídas para as dívidas

Em tempos de inadimplência recorde no Brasil, é preciso ficar atento: a mistura de juros altos e desorganização financeira resulta em uma fórmula que quase sempre acaba em endividamento excessivo e contas atrasadas a pagar. três especialistas em finanças pessoais analisaram a situação de três pessoas que enfrentam problemas com dívidas e fizeram diagnósticos que podem ajudar a identificar se você anda ou não adotando um comportamento de risco para a sua saúde financeira.

HUMBERTO PIO GUIMARÃES, 36 ANOS, ARQUITETO

Como se endividou - Há dois anos, Humberto tinha um emprego na Prefeitura de São Paulo quando, sem solicitar, ganhou do banco pelo qual recebia o salário dois cartões de crédito com limites de R$ 8 mil cada um – que foram utilizados integralmente. Além de manter o hábito de gastar mais do que ganhava, circunstâncias externas surgiram para complicar ainda mais sua vida financeira: na mesma época, ele enfrentou a perda do emprego e uma separação. Passou, assim, a ter que pagar sozinho e sem salário fixo as despesas de seu apartamento, que antes eram divididas por dois. Para manter o padrão de vida mesmo em tempos de dinheiro escasso, ele recorreu aos empréstimos: só com um banco, a soma chega atualmente a R$ 27.240: um crédito consignado, um outro oferecido pelo banco (com taxas mais altas) e um adiantamento do 13º salário. Além disso, deve cerca de R$ 16 mil em dois cartões de crédito (sem contar os juros desses cartões).

Lembrando que não existe uma fórmula mágica que vá excluir o seu nome dos cadastros de inadimplentes semq ue você quite as suas dívidas, é preciso negociar com o credor e procurar a melhor maneira para quitação de seus débitos e principalmente evitar empréstimos consignados para quitação de dívidas.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

CINEMA: Diretor de 'Transformers' critica Megan Fox

Michael Bay disse que atriz fez declarações 'ridículas'. Acusada de ingratidão, Fox foi lançada no filme original da série.

O diretor dos filmes da série "Transformers", Michael Bay, criticou a protagonista da saga, Megan Fox, por fazer declarações "ridículas" e ser pouco grata com quem a lançou à fama, informou nesta quinta-feira (2) a revista "US Weekly". Fox, que se transformou em uma estrela mundial após aparecer em "Transformers" (2007), declarou à revista "Entertainment Weekly" que não se podia esperar muito de sua interpretação na sequência "Transformers: A vingança dos derrotados". "As pessoas são conscientes de que este não é um filme sobre atuações. Não posso criticar o filme, porque me deu uma carreira e abriu todas as portas para mim", disse a atriz, considerada durante dois anos consecutivos a mulher mais sexy do mundo pelos leitores da revista "FHM". Ela diz algumas coisas ridículas porque tem 23 anos e ainda tem que crescer muito", respondeu Bay ao ser perguntado sobre as opiniões de Fox. Rebatendo críticas O diretor também assegurou discordar "100%" da atriz quanto à relevância dos atores em seus filmes. "Nicolas Cage não era um grande ator quando o contratei, assim como Ben Affleck antes de 'Armageddon'. Shia LaBeouf não era uma estrela do cinema antes de 'Transformers' e depois ele explodiu. Sem falar de Will Smith e Martin Lawrence em 'Bad Boys'", declarou Bay. Nessa linha, o diretor de "Pearl Harbor" (2001) pediu mais humildade e gratidão por parte da atriz, com quem deve contar para um terceiro "Transformers" devido ao sucesso de bilheteria da segunda parte da série, lançada este ano. "Ninguém no mundo conhecia Megan Fox até que a encontrei e a pus em 'Transformers'. Gosto de pensar que tenho sorte construindo carreiras de atores com meus filmes", disse Bay.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Música & Vídeo: Myllena - QUANDO

Muitomais que um lindo rosto e simpatia... É poesia, é talento é letra e música... Myllena