sábado, 28 de março de 2009

ESPORTE: Efetivo, São Paulo vence por 1 a 0 e encerra invencibilidade do Palmeiras

Washington marcou o gol isolado da vitória do São Paulo no clássico deste sábado


Esqueça as jogadas de craque e o futebol ofensivo. Neste sábado, falou mais alto quem foi mais efetivo e aplicado taticamente. Melhor para o São Paulo, que se aproveitou de um gol de Washington aos 2min do primeiro tempo para derrotar o Palmeiras por 1 a 0, no Morumbi, e desta maneira quebrar a invencibilidade de 16 jogos do clube alviverde no Campeonato Paulista.

"Não queríamos perder o meio-campo. Com a velocidade do Palmeiras, se você perde o meio-campo, você está morto. É um time rápido, jovem e muito complicado de se ganhar. Tem que respeitar como nós respeitamos e marcar como nós marcamos", salientou Muricy, explicando a postura mais defensiva e aplicada do time tricolor durante boa parte dos 90 minutos.O triunfo deixou o São Paulo bem próximo da vaga para as semifinais, com 36 pontos, agora na segunda posição. Com o resultado, o time tricolor pressiona o Corinthians, que precisa vencer o Guarani nesta noite para recuperar a colocação. Já o Palmeiras continua com 40 pontos, na ponta e classificado.

Foi uma partida de, no máximo, duas oportunidades para cada lado. Eles aproveitaram e nós não. O São Paulo teve méritos pela forma como jogou e isso é normal em clássicos. Não aconteceu nada demais", afirmou Vanderlei Luxemburgo.Segundo dados do Datafolha, o Palmeiras foi mais ofensivo, com dez finalizações (o dobro do São Paulo). Entretanto, teve mais dificuldades para trabalhar a bola, conforme foi analisado pelos treinadores: a equipe completou 13 dribles e está acostumada a ultrapassar os 18 por jogo. Além disso, desperdiçou 40 bolas, sete a mais que os donos da casa.