Há muita coisa para se gostar no Japão, e uma delas é a sua cultura de automóveis divertida e maluca. Nós gostamos especialmente dos pequenos carros Kei. E estes são alguns de nossos dez favoritos.
Eles cabem em uma caixa com um metro e meio de largura e três metros e meio de comprimento, seus motores tem uma capacidade cúbica menor que a de uma garrafa de tubaína e geralmente tem um visual diferenciado. Montar uma lista dos modelos favoritos não é tarefa fácil, mas caso você tenha alguma sugestão melhor lembre-se de comentar. Será que há alguma coisa que esses carrinhos não são capazes de fazer? (tirando carregar qualquer coisa maior e mais pesada que um guardanapo dobrado).
Suzuki Jimny
No Brasil conhecemos o Jimny como o Samurai, praticamente um SUV para anões. No Japão o modelo continua a todo vapor, servindo doses homeopáticas de diversão off road. Com as modificações certas, o Jimny se transforma em um veículo com potencial para encarar trilhas leves - apenas evite usar rodas muito grandes, ou então o pequeno motor pode não ser capaz de girá-las.
Suzuki Wagon R
O Suzuki Wagon R é a van Kei mais legal do Japão desde o seu lançamento em 1993. Então, quem se importa com o fato dele não estar à altura da nomenclatura esportiva R? Com opções variadas de visual e uma gama infinita de peças para personalizá-lo, o Wagon R será por muitos anos um de nossos modelos favoritos.
Daihatsu Copen
O Copen exala estilo. Junte um Audi TT e um Nissan Fígaro, acrescente uma pitada do exotismo japonês e o resultado é o Copen. O carro tem até uma opção de teto em alumínio para esconder a sua identidade da legião de adoradores do carro.
Subaru Sambar
O Sambar é algo que nós acreditamos que a Subaru deveria vender em todo o mundo. Uma picapezinha desengonçada, cheia de personalidade, baseada em uma van e modificada para carregar carga. É difícil superar isso.
Daihatsu Midget II
O charme do Midget II está em seu jeito desajeitado. Talvez nunca antes ou depois dele houve um modelo projetado levando em consideração sua função, ao mesmo tempo em que ignorou totalmente qualquer consideração estética. É estranho e sem sombra de dúvidas útil, um resultado reconhecido entre nossos leitores e até (odiado?) entre os jogadores de Gran Turismo.
Qualquer coisa da Dream Factory Blow
Quando se tem um nome como Dream Factory Blow, você define expectativas bem altas. Coisa que eles atingem totalmente ao transformar carros Kei comportados em réplicas em miniatura de clássicos norte-americanos.
Suzuki Every Joy Pop Turbo
Não vamos mentir aqui, o Suzuki Every Joy Pop Turbo está aqui por causa de seu nome. Tudo o que você poderia querer no nome de uma microvan está aí, inclusive o turbo. Tirando isso é uma van pequena – vendida no Brasil como Suzuki Super Carry – e quem nunca precisou de uma?
Mitsubishi Minica
Apesar da produção do Minica continuar desde 1962, escolhemos a versão LT25. Por quê? Porque é uma mini caminhonete com portas suicidas e um microscópico motor de 359 cilindradas. Jogadores de basquete poderiam usá-lo como patins.
Suzuki Cappuccino
Como o seu nome cafeinado, o Cappuccino te leva onde quiser sem deixar bater aquele sono. Talvez o mais esportivo dos carros Kei, não é incomum encontrá-lo modificado. Até possui uma categoria própria de competição. É como um Miata, só que menor. Lembre-se disso.
Honda Beat
O Honda Beat é um desses carros que ultrapassa o seu segmento. Tão bom que já é considerado por alguns fanáticos um carro colecionável. Uma façanha da Honda em sua melhor forma. Apesar do motor com apenas 657 cilindradas, os japas conseguiu arrancar 63 cavalos dele, o que somado à leveza do carro, a suspensão ajustada para direção esportiva e o visual moderno, é o símbolo de tudo o que já foi sinônimo do nome Honda. Não é de se estranhar que foi o último projeto aprovado por Soichiro Honda.
Crédito das fotos: Telstar Logistics, Suzuki, Daihatsu, Society of Automotive Engineers of Japan, CarAndClassic, TTTNIS, Brian Snelson, Honda.