sexta-feira, 15 de maio de 2009

DIREITOS: 48 Procons reclamam da Oi

Empresa diz que ampliou equipe que atende defensores do consumidor




O Fórum de Procons Mineiros, formado pelos Procons municipais do Estado, entrou com uma representação na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) contra a Oi. O documento é assinado por 48 Procons e pede que o órgão regulador exija que a empresa atenda melhor os clientes e os órgãos de defesa do consumidor. "Com a maioria das outras operadoras, os Procons têm um canal de relacionamento direto, que facilita muito a solução dos problemas. Com a Oi, isso não existe", afirma a coordenadora do Procon Municipal de Belo Horizonte, Stael Riani.
De acordo com ela, boa parte das reclamações que chegam aos Procons poderia ser solucionada se existisse esse canal de relacionamento entre os órgãos de defesa do consumidor e a operadora, ou se o atendimento ao cliente fosse mais eficaz. Na segunda-feira, o Ministério Público Federal (MPF) de Minas Gerais entrou com uma ação também contra a Oi por má qualidade dos serviços. O MPF pede à Justiça federal que a empresa seja multada em R$ 240 milhões. O dinheiro será destinado ao Fundo Federal de Direito Difuso, que financia ações em defesa do consumidor e do meio ambiente. A representação dos Procons se refere às telefonias móvel e fixa, e a ação do MPF diz respeito apenas ao serviço de telefonia fixa. A Oi informou, por meio de nota, que não apenas possui uma estrutura dedicada exclusivamente ao atendimento aos órgãos de defesa do consumidor, como aumentou a estrutura dedicada ao serviço. "Com o objetivo de corresponder às expectativas dos nossos clientes que procuram os Procons, e das próprias instituições, ampliamos a equipe de atendimento aos Procons, de forma a garantir a qualidade e o cumprimento dos prazos que fazem parte do nosso compromisso de qualidade na prestação de serviços", diz o texto. Em relação à ação do Ministério Público, a empresa não se pronunciou porque não comenta ações em andamento. Ranking. Tanto no Procon Municipal quanto no Procon da Assembleia Legislativa, a telefonia ocupa o segundo lugar no ranking de reclamações. O topo da lista fica com cartão de crédito. De acordo com os Procons, a maior reclamação contra cartão de crédito é sobre juros. Já a telefonia tem uma gama mais ampla, desde cobrança indevida a mau atendimento. Outras empresas de telefonia também serão acionadasOs Procons de Minas Gerais pretendem entrar com outras representações na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) contra as demais operadoras de telefonia fixa e móvel. Segundo a coordenadora do Procon Municipal de Belo Horizonte, Stael Riani, os órgãos farão um levantamento dos problemas mais sérios de cada empresa para pedir mais rigor à agência reguladora. "A ideia é pontuar os problemas de cada uma e fazer a representação."O procurador da República Fernando de Almeida Martins, responsável pela ação do Ministério Público Federal contra a Oi Fixo, diz que pelo menos por enquanto não pretende acionar judicialmente as empresas de celular. Ele considera que o problema da telefonia fixa é mais urgente. (APP)